terça-feira, 8 de abril de 2014

O VERDADEIRO EVANGELHO


Às vezes fico indignado e um tanto chateado com interpretações evangélicas que mais parece conversa de moleque. Visto que os moleques de hoje acabam sendo mais espertos e inteligentes que os adultos.
Há uma: “Certa campanha no facebook chamada: ‘Eu não me envergonho do Evangelho’ ou ‘Lançando a Palavra’.”
E nessas oportunidades ao ler um pouco de tudo que acontece no meio ‘Religioso/Evangélico/ “Cristão” ’ como queiram dizer, em rede social, me deparo com interpretações néscias de conhecimento e sabedoria tanto humana quanto Divina.
Desde quando parei de ir a Igreja Evangélica nunca deixei de ter as Lições de Escola Bíblica Dominical. Inclusive esse 2º Trimestre de 2014 Escrito pelo comentarista Elinaldo Renovato de Lima, vai tratar dos “Dons Espirituais e Ministeriais.” É o que muitos de nós precisamos, e especial o que vai ser ensinado na lição 10 pagina 69 (Mestre). “O Ministério de Mestre ou Doutor”
Esses dias ouvi o comentário feito em vídeo de um moço evangélico sobre a carta de Paulo a Timóteo onde no inicio de seu comentário ele confundiu a passagem. Trocou Timóteo 2.4 , e nem mesmo especificou se era a 1ª ou a 2ª carta por 2 Tm 4.2  ...pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Ele usou a versão da Bíblia Corrigida
ANALIZANDO OS TÓPICOS:
1º O TEXTO EM QUESTÃO ERA II Timóteo 4.2. (Mais no fim do Vídeo ELE reler o texto.) Legal. Isso fez com que o assunto se resolvesse. Vou analisar o contrário de seu comentário que se encontra nesse link: https://www.facebook.com/photo.php?v=652196544853094&set=vb.100001882621213&type=2&theater
·         2º OUTRO PROBLEMA É A VERSÃO BIBLICA!
Nem sempre as pessoas entendem algumas palavras em alguns textos da Bíblia. Por isso é preciso nessa hora usar uma versão que esteja no nível de conhecimento do uso comum das palavras. Exemplo: “Insta” Nem todos sabem o significado desse Substantivo Imperativo que é igual a “Insista” que é um substantivo Abstrato, por quê?
Porque trata de um sentimento e uma ação voluntária!
·         3º OUTRO PROBLEMA É O CONTEXTO EM QUE O TEXTO SE ENCAIXA.
Dependendo da versão o texto não é “bom”. Porque quem não viver o que o texto ensinar dependendo da versão, vai querer só corrigir os outros!
Versões do Texto:
*CORRIGIDA = 2 Tm 4.2  ...que pregues a palavra, INSTES a tempo e fora de tempo, REDARGUAS, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
*ATUALIZADA = 2 Tm 4.2  ...prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
*NTLH = 2 Tm 4.2  ...pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.
A última versão é a melhor, porque todos nós nos encaixamos nela, nos coloca na posição da voluntariedade. O espaço é curto e não dá para explicar os textos das outras versões hermeneuticamente ou etimologicamente falando!
·         4º EVANGELHO quer seja CERTO ou ERRADO será sempre EVANGELHO!
Exemplo: O Evangelho segundo o Espiritismo. (Allan Kardec). Se for certo ou errado eu não posso julgar, porque de lá pode me sair uma expressão de palavra que eu preciso ouvir!
Aliás, a expressão verbal EVANGELHO é de origem grega, que traduzindo para nossa língua portuguesa significa “Boas-Novas, Boa Noticia, Boa Informação!”
Nem sempre quem tem boas-novas para nos falar são os Evangélicos!
Às vezes D’us faz uso do Jumento(s) de Balaão! Usando para ti e para mim quem menos esperamos. Talvez eu seja tal Jumento falando contigo por extenso, quem sabe, já que não sou evangélico? A palavra GOSPEL significa EVANGELHO, e surgiu no meio EVANGELICO como MODISMO de Americanização, Assim como a Palavra Hot-Dog, Fast-Food, Drive-in, football  e muitas outras. Você não pode confundir o sentido de: Evangelho de Cristo, que é o Evangelho segundo os ensinamentos de Cristo Jesus. O Evangelho Paulino (de Paulo), O Evangelho Jeonino (de João), o Evangelho Petrino (de Pedro), o Evangelho Kardecista (Kardec) e assim sucessivamente! 
·         5ª SEGUIR UM LÍDER.
Não adianta você dizer que não!
Mais todo o ser humano que admira as palavras de um líder religioso direta ou indiretamente o segue!
Isso aconteceu com Israel por varias décadas; motivo pelo qual D’us até escondeu o corpo de Moisés (Judas V.9) e você sabe disso.
Multidões seguiam o Senhor Jesus! E antes de Jesus existiam vários ensinadores (Mestres) que multidões os seguiam.
Lembra-se de Gamaliel?
Gamaliel era um bem-conhecido fariseu. Era neto de Hilel, o Velho, que fundara uma das duas grandes escolas de pensamento dentro do judaísmo farisaico. Gamaliel era um grande mestre e tinha seguidores!
Um dia ele deu um conselho aos que perseguiam os seguidores de Cristo Jesus no Sinédrio ele fala de dois Mestres que apareceram naquela época e atraiu multidões em Atos 5. 36, e 37 falando de Taudas (v.36) e Judas, o Galileu (v.37). No verso 38 do mesmo capitulo ele pede para pararem de lutar contra os seguidores do Evangelho de Cristo dizendo:
“Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus.”
Observe que eram lideres que multidões os seguiam. O Apóstolo Paulo repreende os irmãos na carta aos Coríntios capitulo 3. 4-7 por causa da admiração e segui-los! Paulo disse:
“ Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?
5 Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer;
7 de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.”
Ou seja, eles tinham seguidores também!
Existe uma multidão que admira o Bispo Edir Macedo, o Pr. Claudio Duarte, o Pr. Silas Malafaia, Pe. Reginaldo Manzotti, o Papa Francisco e assim por diante. Isso é muito comum.
·         6º QUAL FOI O PLANO DE D’US?
Implantar no homem Sua própria natureza, para que se tornasse digno de Sua salvação Espiritual (Espírito), Emocional (Alma) e refletir isso no dia-a-dia (Corpo), através do Amor, aqui você observa a tricotomia humana, em que o amor de D’us deve agir para que se torne como D’us é, porque D’us é Amor (I João 4. 8).
Meu conceito de Salvação e Fé com base nas Escrituras Sagradas está em I Co. 13, onde a meu ver toda a Palavra de D’us se Resume.
O AMOR!
Muitas Igrejas surgem no mundo com suas ideologias e pretextos e conceito de Teologia Oportunista como um partido político onde cada um defende suas ideologias e o dinheiro entrando no bolso do esperto pastor que representa seu ministério.  Os dons Espirituais e os Ministeriais são pouco visto nas Igrejas do Século XXI, porque tudo hoje em dia se baseia em SENSACIONALISMOS do Milagre Fingido!
D’us não procura quem acredita num milagre físico, D’us procura verdadeiros adoradores que O Adore não só em espírito, ou não só em verdade, mais sim em ‘espírito e em VERDADE!’ (João 4. 24). D’us procura por quem Adora Sua Palavra!  
·         7º INIMIGO DE D’US
Você só pode ser INIMIGO de quem você não gosta. Não é verdade? Ou de quem você se levanta contra para revidar o que ele(a) faz ou diz, ou quando há um confronto em que a amizade é rompida ou ferida. Ou quando a pessoa que você feriu se sente magoada e não aceita sua presença por perto ou te evita de algum modo direto ou indireto.
D’us não faz isso com ninguém. O texto de Tiago 4. 4b diz: “Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de D’us.”
Temos que analisar o contexto do texto. Satanás é inimigo de D’us, uma pessoa pode ser inimigo de D’us se ela quiser ser!
O Texto em questão fala dos prazeres mundanos onde para se conseguir algo que o faça se sobressair à frente de outro alguém chega até matar.
Observe o que diz o texto Bíblico:
1De onde vêm às lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês.
2Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las.
Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam.
Não conseguem o que querem porque não pedem a D’us. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. 
Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. 
Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.” 
Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.”
Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.

Meu objetivo indireto é despertar pessoas as minúcias do conhecimento Teológico, claro; muitos depois dessa minha postagem podem falar um monte de asneiras etc...
Essas palavras não são um desafio, porque sei que não podemos desafiar ninguém!
D’us pode me reduzir a NADA com as palavras que ele puser na boca rapaz se eu ousar  desafiá-lo no conhecimento.
Que D’us nos ILUMINE com Amor, Humildade e Sabedoria!

Cordialmente: Djair P. Brito




Nenhum comentário:

Postar um comentário