quarta-feira, 1 de agosto de 2012

É UMA BENÇÃO SER POBRE


Grande multidão do povo de toda a Judeia de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom vieram para ouvir o sermão de Cristo e serem curados por Ele.
Todos naquela multidão procuravam tocá-Lo, porque dEle saía poder virtude, e curava a todos.
Ao olhar para os seus discípulos, disse-lhes o Senhor Jesus:
Bem-aventurados são vocês, os pobres, pois o Reino de D’us é de vocês. (Lucas 6. 17- 20)
Ao tocarem em Jesus todos os problemas e enfermidades desapareciam! Ao olhar o povo com compaixão sabia que muita gente carente não teria a oportunidade de tocá-Lo fisicamente porque a própria lei não dava esse direito.
São importantes as palavras de Cristo no sermão do monte sobre as bem-aventuranças. De inicio Ele diz:
Bem-aventurados são vocês, os pobres,... Mas o que Ele quer dizer com essa expressão?
O próprio Jesus responde no dialogo com os fariseus em Lucas 5. 30-32. Ele estava tratando dos problemas dos pecados dos seus dias — os bêbados, as prostitutas e outros —, enquanto que os fariseus ficavam criticando Sendo Jesus líder “religioso” por assim dizer, porque que Ele não estava tratando dos assuntos voltados à religião como eles, os fariseus, os líderes judaicos?
Ao perceber isso o Senhor Jesus fez simples declaração: Os que têm saúde não precisam de médicos, mas sim, os doentes. Eu não vim para chamar justos (bons), mas para chamar os pecadores ao arrependimento”.
Ser pobre no sentido do que Jesus quer falar não se refere ao saldo bancário ou ao modelo de carro que dirigirmos ou à roupa que usamos.
Ser pobre implica na atitude que vem do coração.
Significa entregar ‘toda a nossa ansiedade a D’us (1 Pedro 5.7) em oração e dependermos do Seu Amor.
Um dos maiores modelos bíblico deste significado do adjetivo pobre é o leproso de Lucas 5. 12 – 13: “12. Certa vez Jesus estava numa cidade onde havia um homem que tinha o corpo todo coberto de lepra. Quando viu Jesus, o leproso se ajoelhou diante dele, encostou o rosto no chão e pediu: – Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser!
13. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: – Sim! Eu quero. Você está curado. No mesmo instante a lepra desapareceu.
¹Observa-se no texto Bíblico o leproso não procurando simpatia. Simpatia não resolve problemas, pelo contrário, complica muito mais! Portanto, Não sejapuxa-saco”!
²Depois não vemos o leproso se expondo como alguém que merecia o que pedia. Sabia que Jesus, sendo filho de D’us, já sabia de todos os fatos. É nesse ponto da vida “evangélica” que muitos caem do cavalo. Mesmo sabendo que não são merecedores do que pedem a D’us, muitas das vezes exigem de D’us o que não deve como se D’us fosse obrigado a fazer tudo o que querem ou pedem. Por esse motivo Ele toca só nos Pobres, naqueles que dependem do Seu amor, e não por meio de méritos; então, “Não seja interesseiro”!
³Por fim, o leproso não tentou negociar com Jesus. Ele não prometeu pagar dízimo, jejuar ou fazer uma series de penitência ou novena em troca do milagre pedido.
Lembre-se: D’us não é um supernegociante no Céu, esperando que nos metamos em problemas e dificuldades para depois Lhes pedirmos Socorro. Ao contrário, Ele aguarda o nosso relacionamento espiritual com Ele individualmente e espontâneo, então, Não seja chantagista muito menos de D’us!
Minha pequena filha Djaely quando chorou incansavelmente pela primeira vez dia 24/07/2012 com um mês e 19 dias colocou dentro de mim um enigma.
Estava nítido em seus olhos que se ela pudesse falar ela diria:
Papai, eu sinto...!
Papai estou dependendo totalmente de você!
Seria o ponto X da questão do problema enigmático do choro inexplicável ao meu entendimento até então.
O leproso que se aproximou de Jesus sabia que pela lei não podia tocar em Jesus e nem falar com Ele nem por um minuto.
Respeitando a condição incondicional que a lei lhe propunha, Ele colocou Jesus na condição de Lhe ajudar como filho que dependente do pai; que chora precisando da ajuda do pai para socorrê-lo, como no caso da minha filha.
As palavras humildes de dependência do leproso são: “...eu sei que o senhor pode me curar se quiser!  Se quiser!!!
Muitas das vezes precisamos do irmão, do vizinho, do colega de trabalho da escola para nos ajudar numa simples redação que seja, mas nem sempre somos atendidos.
Jesus conhece as nossas necessidades urgentes! Quando por muitas das vezes precisamos desabafar, achamos que contamos o nosso desabafo para quem é de nossa confiança, fazer isso no mundo em que vivemos é dar um tiro no escuro e ainda assim conseguir derrubar um morcego ou quem sabe o Batman que não cai tão fácil em alguma armadilha.
Nunca conte ou peça a ajuda ou opinião de homem nenhum que não seja o homem chamado Jesus Cristo de Nazaré o filho do D’us Eterno, eu garanto com absoluta certeza que Ele terá uma resposta óbvia para todos os nossos problemas; mesmo porque, está escrito: “... maldito o homem que confia no homem...” Jr. 17. 5.
O problema de se ter um relacionamento legal com Cristo é a falta de intimidade com Ele, Ele pode até não querer, o que eu acho impossível, mais eu não estou nem ai com isso desde que minha consciência entenda que Ele é o único que pode resolver o problema ou o que me trouxer felicidade estiver com Ele vou insistir até que me atenda.
Jesus é simples, e com certeza Sua resposta para os problemas mais urgente de nossa vida será:
Sim! Eu quero...
Fica limpo! Levanta-te! ... Eu quero estar contigo... etc...

Resumindo:

Devido à onda do avanço tecnológico o homem tem se mostrado muito independente de D’us em muitos sentidos, porque nos dispomos de facilidade tecnológica de vida. Será no auge da independência individual que o homem precisará de D’us e perceberá que a tecnologia não resolve os problemas urgentes da vida.
D’us é o grande Pai da Criação, e devemos nos chegar a Ele como filhos dependentes de Sua Graça, mais nunca como filhos puxa-saco¹ interesseiro² chantagista³ que é o que mais vimos por ai.
D’us aceita espontaneidade dos seres que criou e não exige de nenhum de nós nada que não seja o óbvio!
(My Reflections: Djair P. Brito)






Nenhum comentário:

Postar um comentário